Mapeamento da Animação

Limitações

Mapeamento da Animação

Limitações

Representante de distribuidor

“A Ancine vem tomando medidas para desburocratizar, vem melhorando bastante, mas ainda precisa caminhar muito. Se é complicado para o produtor experiente, para quem é pequeno fica impossível lidar com burocracia governamental de captação de recursos. Isso acaba tornando o pequeno produtor um risco para o player: se não sabe lidar com todas as questões burocráticas, captação de verba pública, negociação com sindicato, acaba se tornando um risco”

Representante de distribuidor

“Há pouquíssimas produtoras, e todas vivem na aflição de terem continuidade no projeto, de segurar a equipe. Às vezes, entre uma temporada e outra há um gap enorme, a produtora não consegue manter equipe fixa, motivada. É difícil segurar o profissional aqui. Falta uma demanda mais contínua”

Representante de associação do setor

“No mundo, nos grandes estúdios, quando você cria uma animação já estrutura de ponta a ponta: pensa em um planejamento para que ele aconteça dentro dos canais de TV, dentro da mídia digital, dentro de todas as plataformas – depois vai para o licenciamento, para o fabricante e passa para o consumidor final. No Brasil, ainda são pouquíssimos os que pensam dessa forma” 

Docente da área

“Com burocracia sempre há algum problema, mas ela não tem essa conotação negativa que se atribui muitas vezes. A burocracia também é a gestão pública, é tudo isso que fez o setor virar o que virou nos últimos 15 anos”