APRESENTAÇÃO

Este site interativo tem sabor de estreia. É resultado do maior esforço já realizado para retratar a animação brasileira. Como sabemos todos, não é fácil congelar, num único frame, um setor dinâmico, multifacetado e complexo como o nosso. Um setor com raízes em 1917 – ano de exibição do filme “O Kaiser”, feito pelo cartunista Álvaro Marins (Seth) – e hoje inserido num mercado que, sem contar publicidade e licenciamento, movimenta quase R$ 5 bilhões por ano, segundo estimativa do BNDES.

Estamos falando de um segmento espalhado por todo o país, com tudo o que isso significa do ponto de vista de diversidade, mas também de desigualdade estrutural. Um universo que inclui personagens que marcaram gerações, sucessos da TV paga e da internet, longas premiados, peças publicitárias, ferramentas pedagógicas e profissionais, jogos eletrônicos e uma infinidade de curtas-metragens engraçados, dramáticos, tristes, documentais, inovadores.

Para tentar dar conta desses inúmeros aspectos, este Mapeamento da Animação do Brasil envolveu três etapas: um questionário on-line com empresas, freelancers e autores individuais; um grupo focal com trabalhadores da área e entrevistas com especialistas e representantes de segmentos envolvidos na cadeia produtiva, como distribuidores, financiadores, instituições de ensino, diretores de festivais e gestores públicos. As etapas foram acompanhadas por consultores com longa experiência no mercado e um comitê consultivo.

Com essas três frentes, buscamos ir além do eixo Rio-São Paulo, obter informações conjunturais e análises contextualizadas. Foi possível conhecer o perfil da produção e dos profissionais, colher dados financeiros, identificar dificuldades e oportunidades, saber das perspectivas para os próximos anos.

Somos testemunhas e agentes do crescimento da animação brasileira em produção e profissionalização. Sistematizar dados, como estamos fazendo com este trabalho, nos parece fundamental para entender melhor nossas forças e nossos desafios, conceber projetos e implantar ações. Reafirmando nossa missão não só de promoção, mas também de estruturação da produção, seja ela comercial ou independente, esperamos contribuir para que a área, já relevante no cenário mundial, possa fazer ainda mais diferença – em termos de renda, de emprego e de criatividade.

Este trabalho foi encomendado pelo Anima Mundi à JLeiva Cultura & Esporte. Teve apoio dos consultores Alessandra Meleiro e Reynaldo Marchesini. Envolveu o estúdio de design Tabaruba e a produtora de conteúdo PrimaPagina. Contou com o patrocínio da Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói.
Estamos cientes de que este levantamento tem limitações. Parte delas é inerente a um mapeamento inaugural como este. A boa notícia é que ele pretende ser isso mesmo: inaugural. O objetivo, como em tantas produções do setor, é que haja continuidade e ele vire uma série de sucesso. E, nesta, quanto mais animadores participarem, melhor.
Diretoria Anima Mundi

Ficha Técnica

 

Criação e Idealização
Aída Queiroz – Diretora/Fundadora
Cesar Coelho – Diretor/Fundador
Léa Zagury – Diretora/Fundadora
Marcos Magalhães – Diretor/Fundador
Fernanda Cintra – Diretora Executiva

Coordenação Geral
Fernanda Cintra – Anima Mundi

Coordenação da Pesquisa
João Leiva – JLeiva

Pesquisa e produção
JLeiva Cultura & Esporte: Carina Shimizu, Rodrigo Linhares, Samuely Laurentino, Sarah Alves, Sonia Mendonça, Yohan Takai, Janaina Martins, Joanna Savaglia, Julia Weckelman, Claudia Jovino, Thais Yamaga
PrimaPagina: Ricardo Meirelles, Ana Barros, Bruno Meirelles

Consultores
Alessandra Meleiro e Reynaldo Marchesini
Design e visualização de dados
Tabaruba Design: Luciana Junqueira, Bruno Lemgruber, Inez Torres, Rodrigo Calmon e Marfelo Lacerda

Equipe Anima Mundi

Carolina Rocha, Alexsandra Rocha, Arnaldo Luis, Joana Avelino, Danilo Thomaz, Iara Carnauba, Bruno Souza, Rosinéa Santiago, Kelly Correa

Agradecimento especial ao apoio da equipe do BNDES e ao Comitê de Colaboração

Apoio: Institucional SPCine
Patrocínio: Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação de Arte de Niterói.